CUIDADOS QUE TODO SEGURADO DEVE TER ANTES DE SOLICITAR A APOSENTADORIA
A reforma da previdência aprovada em novembro de 2019 trouxe algumas novidades que requerem a atenção redobrada do segurado, quando for solicitar a sua aposentadoria.
Como todos sabem, após a reforma as regras mudaram! Mesmo aqueles que já possuem direito adquirido precisam estar atentos a essas novidades.
O segurado que não possuía direito a aposentadoria até 13/11/2019 precisa cumprir alguns requisitos. Não basta apenas cumprir os que existiam antes da reforma, como idade e tempo de contribuição. Agora é preciso preencher novos requisitos, verificar
em quais regras o segurado se encaixa e qual a regra que melhor atende as suas
expectativas. Por isso é muito importante que o segurado procure um profissional capacitado, que seja especializado na área do direito previdenciário, e faça um planejamento.
Pode até parecer exagero, mas a falta de um planejamento pode trazer prejuízos
significativos. É preciso estar atento a atualização dos dados do segurado, porque após a reforma se faz necessário o acerto de todos os vínculos contributivos, sob pena de ter o benefício analisado sem a consideração dos vínculos com pendência.
Outro ponto importante é que apesar de a reforma ter contribuído para prolongar o
tempo de vida contributiva do segurado, que agora precisa pagar pedágio, somar
pontos, atingir certa idade, algumas regras melhoram o valor da aposentadoria.
Também merece atenção o fato de que as contribuições recolhidas abaixo do mínimo precisam ser complementadas ou não serão consideradas no cálculo da aposentadoria. O acompanhamento precisa ser feito rotineiramente e somente um profissional pode orientar o segurado quanto a melhor forma de regularizar essas contribuições.